Renamo pede Renúncia de Ossufo Momade para Manter União entre Membros
O mandatário da Renamo na cidade de Nampula, Ossufo Ulane, fez um apelo nesta sexta-feira, solicitando que o presidente do partido, Ossufo Momade, renuncie ao cargo para preservar a unidade entre os membros.
A solicitação também inclui a renúncia da delegada política provincial da Renamo, que actualmente é cabeça-de-lista para o cargo de governadora da província de Nampula, até que os resultados das eleições gerais sejam anunciados.
Durante uma conferência de imprensa, Ossufo Ulane destacou a necessidade de o partido atender às demandas da população e manter suas raízes firmes. Ele sublinhou que o pedido de renúncia não diminui o valor de Ossufo Momade, mas sim, reflecte a resposta à vontade popular.
"Para manter a Renamo a nível nacional, temos que convidar o nosso presidente, sua excelência General Ossufo Momade, para renunciar ao cargo de presidente do partido. Isso não significa que ele não tenha valor, pelo contrário, significa que estamos atendendo às expectativas do povo", disse Ulane.
Ulane também enfatizou que há um movimento na província que pede a renúncia da delegada política provincial, sugerindo que essa acção poderia fortalecer a coesão dentro do partido.
“Estou a pedir à sua excelência, a delegada política provincial do partido Renamo, para renunciar ao cargo e aguardarmos os resultados das eleições, para que ela possa assumir a posição de governadora”, afirmou.
O mandatário ainda comentou que a saída da delegada poderia facilitar o retorno de membros que se afastaram do partido.
"Eu participei de uma equipe para resgatar membros que saíram da Renamo, e a justificativa era sempre a mesma: enquanto a delegada continuar no cargo, eles não voltarão."
PUB Venâncio Mondlane lidera votação na Embaixada de Portugal nas Eleições Presidenciais 2024