
A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) iniciou uma nova fase de reestruturação com a exoneração imediata de Marcelino Gildo Alberto do cargo de Presidente do Conselho de Administração.
A decisão foi tomada durante uma Assembleia-Geral Extraordinária realizada esta terça-feira, como parte de um esforço para recuperar a estabilidade da companhia aérea nacional.
A par de Marcelino Alberto, também deixaram os seus cargos os administradores Altino Xavier Mavile, responsável pelas áreas Financeira e de Recursos Humanos, e Bruno Domengue Miranda, do pelouro Técnico e Operacional.
Para reforçar a supervisão institucional, foi constituído um novo Conselho de Administração Não Executivo com membros indicados pelos principais acionistas: CFM, HCB e EMOSE.
Paralelamente, uma Comissão de Gestão foi criada para assegurar a administração corrente da empresa. A comissão será presidida por Dane Kondic, tendo como vogais Lucas António Francisco e Hilário Devis Tembe.
A LAM tem enfrentado sucessivos desafios financeiros e operacionais, e a mudança visa impulsionar uma nova estratégia de recuperação da empresa. Veja mais aqui
Fonte: Jornal O País, 13/05/2025.