
Naufrágio na Baía de Ha Long, Vietname, deixa pelo menos 28 mortos e 14 desaparecidos
Pelo menos 28 pessoas morreram e 14 continuam desaparecidas após o naufrágio de um barco turístico este sábado (19 de julho) na Baía de Ha Long, um dos principais destinos turísticos do Vietname e Património Mundial da UNESCO.
A embarcação, que transportava 53 pessoas — entre passageiros e tripulantes — afundou por volta das 13h30 locais. Segundo o portal vietnamita VNExpress, o barco perdeu o sinal de GPS cerca das 14h05, o que levantou o alerta das autoridades.
As operações de resgate envolveram 27 navios, dois barcos, além de guardas de fronteira, marinha e polícia. Até agora, 11 pessoas foram resgatadas com vida e as vítimas sobreviventes foram transportadas para hospitais locais.
As buscas enfrentam dificuldades devido à forte chuva, ventos intensos e baixa visibilidade. Mergulhadores tentaram usar cordas para içar a embarcação, mas as correntes marítimas e o peso do navio impediram o sucesso da operação.
A tempestade que provocou o acidente também afetou várias províncias do norte do país, incluindo Hanói, com ventos fortes e chuvas torrenciais, resultando em danos materiais significativos.
Leia Tambem: Presidente do Banco Mundial afirma que Moçambique tem potencial para liderar setor energético na África Austral
A Baía de Ha Long atrai milhões de visitantes todos os anos pelas suas paisagens únicas de ilhas calcárias e águas verde-esmeralda.
Contudo, acidentes marítimos na região não são incomuns. Em 2024, 30 embarcações afundaram na mesma área devido ao tufão Yagi. Continua LER mais Clique Aqui para ver mais
Fonte: Impala