Ossufo Momade "tem cabeça para usar chapéu, não para pensar"

Antigos combatentes acusam o líder do partido de má gestão e exigem realização urgente do Conselho Nacional

Antigos combatentes acusam o líder do partido de má gestão e exigem realização urgente do Conselho Nacional


Ex-guerrilheiros da RENAMO anunciaram que irão encerrar “em definitivo” as delegações do partido em todo o país, após o fim do prazo de 20 dias concedido à liderança de Ossufo Momade para a convocação de um Conselho Nacional alargado — o que não aconteceu.

Em entrevista à Deutsche Welle África, João Machava, porta-voz do grupo dissidente, criticou duramente o presidente do partido, afirmando que Momade “tem cabeça para segurar o chapéu, não para pensar”, acusando-o de desviar fundos do partido e bloquear qualquer tentativa de prestação de contas.

“Ossufo Momade não quer convocar o Conselho Nacional porque está a usar o dinheiro do partido em interesses pessoais. Cancelou subsídios e fundos provinciais, e diz que não há dinheiro para o conselho. Onde está o dinheiro que o partido recebe do Estado?”, questionou Machava.

Os ex-guerrilheiros asseguram que a decisão de reabrir as delegações no dia 23 de junho foi uma “trégua”, que terminou sem qualquer resposta da direção. 

Com isso, afirmam que o encerramento das sedes será retomado de forma organizada e coordenada pelas províncias.

Questionado sobre uma possível repressão por parte da polícia, Machava foi direto:

“Se a polícia agir com violência, vamos atrás de quem a convidou: Ossufo Momade e seus apoiantes.”

A tensão interna na RENAMO revela uma crescente divisão entre a base histórica do partido e a liderança atual, colocando em causa a estabilidade da principal força da oposição moçambicana. Continua LER mais Clique Aqui 

📚 Fonte: DW

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Translate