
Chiquinho Conde é distinguido pela UniPúnguè com Doutor Honoris Causa em Ciências do Desporto, em reconhecimento ao seu contributo ao desporto moçambicano
O antigo futebolista moçambicano Francisco Queriol Conde Júnior, conhecido como Chiquinho Conde, foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa em Ciências do Desporto pela Universidade Púnguè (UniPúnguè), no dia 28 de outubro de 2025.
A homenagem reconhece o seu contributo ao desenvolvimento do desporto em Moçambique e à projeção internacional do país.
Durante a cerimónia, a Magnífica Reitora da UniPúnguè, Professora Emília Afonso Nhalevilo, destacou a carreira de Conde, sublinhando o seu papel na promoção do desporto como ferramenta de inclusão e cidadania, a sua liderança inspiradora junto da juventude e o prestígio internacional alcançado.
Emocionado, Chiquinho Conde dedicou a homenagem à sua família e ao povo moçambicano, reafirmando o compromisso com o desporto nacional.
Natural da Beira, nascido a 22 de novembro de 1965, Conde foi o primeiro jogador moçambicano pós-independência a atuar no estrangeiro, iniciando a carreira internacional no Belenenses e passando por clubes como Sporting Clube de Portugal e Vitória de Setúbal.
Ícone da Seleção Nacional, Chiquinho participou em cinco edições da Taça das Nações Africanas (CAN), três como jogador e duas como treinador, contabilizando mais de 500 jogos e 172 golos ao longo da sua carreira.
Fonte: GCC
Foto: Reprodução / UniPúnguè