
Moçambique e China anunciam investimento de 333 milhões de dólares em fábricas de cimento e infraestruturas
Moçambique e China avançam com um novo pacote de investimentos no valor de 333 milhões de dólares, destinado à construção de duas fábricas de cimento, um cais e infraestruturas de serviços hospitalares nas províncias de Nampula e Cabo Delgado.
O anúncio foi confirmado após a assinatura de quatro acordos durante uma conferência de investimentos realizada em outubro, na cidade chinesa de Xian, província de Shaanxi.
Segundo o comunicado do Governo moçambicano enviado à agência Lusa, o financiamento irá reforçar o desenvolvimento industrial e melhorar serviços essenciais no norte do país, embora ainda não exista um cronograma oficial para o início das obras.
O encontro de Xian também permitiu aprofundar a cooperação económica com o governo provincial de Shaanxi, abrangendo áreas como energia, agroprocessamento, indústria, turismo, hidrocarbonetos, transportes, logística, transformação digital e capacitação profissional.
A delegação moçambicana presente na conferência foi composta por cerca de 50 representantes e liderada pelo ministro da Economia, Basílio Muhate. O evento serviu ainda para estabelecer novas parcerias e atrair investimentos de empresas chinesas para o mercado moçambicano.
Fonte: Lusa / Club of Mozambique