Presidente Daniel Chapo defende diálogo inclusivo para quebrar ciclo de violência após eleições e promover estabilidade permanente em Moçambique.
O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, expressou o desejo de acabar com o ciclo histórico de violência pós-eleitoral, presente desde 1994, através de um diálogo nacional inclusivo.
Durante receção oficial pelo Natal e fim de ano no palácio da Ponta Vermelha, Chapo afirmou que o objetivo é tornar Moçambique um país normal, permanentemente estável e seguro, onde todos contribuam para um futuro melhor.
Só com paz e estabilidade, segundo o presidente, será possível focar em atividades produtivas e desenvolvimento sustentável. O diálogo deve consolidar-se em 2026, acompanhado de reformas profundas no Estado, em ambiente de reconciliação.
Chapo apelou à participação de todos os moçambicanos, incluindo diáspora, academia e artistas, nas reformas para uma sociedade democrática e inclusiva.
Para 2026, prometeu aceleração do crescimento económico, criação de empregos para jovens e mulheres, redução do custo de vida, capitalizando a paz atual e ganhos de 2025, como a saída da lista cinzenta e retoma de projetos de gás.
Fonte: Agência Lusa, via Deutsche Welle (DW).
Foto: Carlos Uqueio/AP Photo/picture alliance)
