
Maputo reduz a taxa de lixo para famílias carenciadas a partir de 2026, garantindo maior alívio financeiro e corrigindo desigualdades antigas.
A Assembleia Municipal de Maputo aprovou, esta quarta-feira, a nova Postura Municipal sobre Gestão de Resíduos Sólidos, que entrará em vigor a partir de Janeiro de 2026.
A alteração vai permitir que munícipes com menor poder económico passem a pagar menos pela taxa de lixo, corrigindo desigualdades que penalizavam famílias vulneráveis.
Com o novo modelo, o limite de kWh isentos foi aumentado, reduzindo significativamente o valor cobrado. Antes, um munícipe que comprasse 100 meticais de energia pagava 45 meticais de taxa de limpeza, além da taxa de rádio e IVA.
Com a nova postura, na mesma compra passa a pagar apenas 5 meticais de taxa de limpeza, garantindo maior alívio financeiro e acesso a mais energia.
A medida representa um passo importante rumo à justiça social e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas para os mais carenciados na capital moçambicana.
Fonte: Ver TV/Facebook
Foto: Redes sociais
Maputo, Taxa de lixo, Resíduos sólidos, Economia social
