Ciclone em Moçambique 2026: Gezani ameaça centro e sul do país

 Ciclone em Moçambique 2026: Gezani ameaça centro e sul do país

O ciclone em Moçambique 2026 está a mobilizar as autoridades nacionais com a aproximação da tempestade tropical Gezani, que poderá atingir a costa moçambicana na sexta-feira, 13 de Fevereiro. Depois de afectar Madagáscar, o sistema entrou no Canal de Moçambique e evolui em direcção às províncias de Sofala, Inhambane e Gaza.

De acordo com o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, o fenómeno poderá chegar ao território nacional com ventos médios na ordem dos 120 quilómetros por hora e rajadas que podem alcançar 140 quilómetros por hora, acompanhados de chuvas intensas. As projecções indicam que cerca de 1,1 milhão de pessoas poderão ser afectadas, sobretudo nas regiões centro e sul do país.

O Governo reconhece que a chegada do ciclone poderá agravar a situação humanitária, numa altura em que decorrem esforços de assistência às vítimas das cheias de Janeiro, que causaram pelo menos 27 mortos e afectaram mais de 724 mil pessoas. 

Desde o início da época chuvosa, em Outubro, as intempéries já provocaram 202 óbitos, 291 feridos e mais de 852 mil afectados em todo o país, segundo dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

Perante este cenário, o INGD e o Centro Nacional Operativo de Emergência activaram acções antecipadas, incluindo o reforço da monitoria nas zonas de risco.

As autoridades recomendam à população o reforço das coberturas das casas, portas e janelas, a preparação de kits básicos com alimentos, água potável, medicamentos e documentos pessoais, bem como o acompanhamento permanente das informações oficiais.

Entretanto, na província de Cabo Delgado, fortes chuvas já provocaram o colapso de uma torre de alta tensão, deixando a região temporariamente sem energia eléctrica. A empresa pública de electricidade garante que os trabalhos de reposição decorrem a bom ritmo, apelando à observância de medidas de segurança. Continua LER mais Clique Aqui
Fonte: RFI com Lusa
Foto: Zoom Earth (alert-passed)

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem