África do Sul Preparada para Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G20
Joanesburgo - A África do Sul anunciou estar totalmente preparada para a reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G20, que ocorrerá nesta quinta e sexta-feira na cidade de Joanesburgo. O evento faz parte da presidência sul-africana do G20, fórum internacional de cooperação económica criado em 1999.
A reunião será marcada pela ausência confirmada do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que acusa Pretória de seguir uma política anti-americana. No entanto, estarão presentes, entre outros, os chefes da diplomacia da Rússia e da China, além do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Desde o início de sua presidência, a África do Sul tem enfatizado que o G20 é uma oportunidade para colocar as necessidades do continente africano e do Sul Global no centro da agenda de desenvolvimento internacional.
O ministro sul-africano das Relações Exteriores e Cooperação, Ronald Lamola, destacou a importância do encontro para o diálogo sobre as atuais questões geopolíticas. Apesar das tensões diplomáticas entre Pretória e Washington, Lamola minimizou o impacto dessas divergências:
"De facto estamos preocupados com estas questões, mas continuamos a interagir com Washington para encontrar soluções amigáveis. Esta saída é a nossa primeira preferência. Mas temos que ser realistas e estar preparados para outros cenários. A realidade mostra-nos que dentro desses cenários também há oportunidades para que o continente africano avance para a auto-sustentabilidade. Mantemos a nossa abertura, pois valorizamos relações com os Estados Unidos sob uma perspectiva de benefícios mútuos e queremos continuar a nossa cooperação comercial bilateral", afirmou.
O encontro dos Ministros das Relações Exteriores terá como lema "Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade". Após esta reunião em Joanesburgo, a cidade do Cabo sediará o encontro dos Ministros das Finanças do G20.
Segundo informações apuradas, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos confirmou sua presença no evento na Cidade do Cabo.
(Com informações da Rádio Moçambique)