
Daniel Chapo Determina Ações Firmes das FADM Contra os Naparamas na Zambézia
Durante a cerimônia de encerramento e abertura do ano militar 2024–2025 no Teatro Operacional Oriente, em Mocuba, o Presidente da República, Daniel Chapo, ordenou que as Forças Armadas de Moçambique (FADM) intensifiquem as operações contra os grupos insurgentes conhecidos como Naparamas na Zambézia. No seu discurso, Chapo acusou esses grupos de serem os responsáveis pela desestabilização da economia, da política e do bem-estar da população.
O chefe de Estado criticou também as manifestações recentes, que, segundo ele, carecem de legitimidade e têm como único objetivo perturbar a ordem nacional. “O governo já está a trabalhar para aliviar o custo de vida, e agora quero ver qual será a nova desculpa para estes protestos”, afirmou, desafiando a continuidade dos movimentos que considera ilegais e desestabilizadores.
Chapo lembrou ainda que o terrorismo em Cabo Delgado teve início de forma similar, mencionando que aproximadamente 45% do território da Zambézia já foi invadido pelos Naparamas, que impõem terror nas comunidades locais. Ele enfatizou que as FADM devem atuar contra o terrorismo urbano dentro dos limites da lei, reiterando o compromisso do governo com a segurança e estabilidade do país.
Fonte: Jornal Txopela