Trump ameaça Elon Musk com investigação da DOGE em meio a disputa sobre plano orçamental

Trump ameaça Elon Musk com investigação da DOGE em meio a disputa sobre plano orçamental

Trump ameaça Elon Musk com investigação da DOGE em meio a disputa sobre plano orçamental

A tensão entre Donald Trump e Elon Musk voltou a subir de tom. O Presidente dos Estados Unidos sugeriu que a agência DOGE (Departamento de Eficiência Governamental), criada com apoio do próprio Musk, poderá ser usada para investigar os subsídios recebidos pelas empresas do bilionário, como a Tesla e a SpaceX.

A ameaça surgiu após Musk criticar duramente o novo plano orçamental de Trump — apelidado pelo presidente de "grande e belo projeto de lei". Em publicação na rede Truth Social, Trump disparou:

“Elon Musk pode ser o maior beneficiário de subsídios da história. Talvez seja hora do DOGE investigar. Há muito dinheiro a ser economizado!”

Musk não deixou a provocação sem resposta. No X (ex-Twitter), escreveu:

“Estou literalmente dizendo: CORTE TUDO. Agora.”

A proposta orçamental em discussão no Congresso norte-americano prevê aumento de gastos com segurança, defesa e energia, ao mesmo tempo que corta em programas sociais, como saúde e alimentação. 

Para Musk, as medidas agravarão a dívida pública dos EUA, que pode crescer mais 3,3 biliões de dólares caso o plano seja aprovado.

Trump, por outro lado, acusa Musk de agir por interesse próprio, uma vez que o fim dos incentivos à compra de veículos elétricos — como os da Tesla — está previsto na proposta.

“Ele está chateado por perder os incentivos. Pode perder muito mais do que isso.”, declarou o presidente.

A disputa entre os dois, que já foram aliados em iniciativas de redução da máquina estatal, agora ameaça dividir o próprio Partido Republicano. Musk já avisou que pretende retaliar politicamente os congressistas que votarem a favor do plano, chegando a considerar a criação de um novo partido.

Com a votação em andamento e os ataques públicos a escalar, a rutura entre Trump e Musk ganha contornos cada vez mais políticos e pessoais — com impacto direto no cenário económico e eleitoral dos EUA.


Fonte: BBC News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem