Moçambique destaca progressos na saúde e educação após 30 anos da Declaração de Copenhaga

Moçambique destaca progressos na saúde e educação após 30 anos da Declaração de Copenhaga

Benvinda Levi destaca avanços de Moçambique em saúde, educação, água e energia, 30 anos após a Declaração de Copenhaga

A primeira-ministra de Moçambique, Benvinda Levi, afirmou durante uma visita ao Qatar que o país alcançou avanços significativos nos setores da saúde, educação e abastecimento de água e energia ao longo dos últimos 30 anos, desde a assinatura da Declaração de Copenhaga sobre Desenvolvimento Social.

Segundo Levi, Moçambique tem registado uma redução acentuada nos níveis de analfabetismo e um aumento expressivo no número de raparigas a frequentar a escola, representando atualmente cerca de 50% das matrículas. 

“Podemos questionar a qualidade, mas é importante reconhecer o progresso, pois antes construíamos escolas para dez alunos e hoje para muitos mais”, afirmou a governante.

A Declaração de Copenhaga, assinada em 1995, definiu dez compromissos para acelerar o desenvolvimento social e combater a pobreza. 

A primeira-ministra destacou ainda os esforços do país no reforço do acesso à água potável e à energia elétrica, essenciais para a melhoria das condições de vida da população. Continua LER mais Clique Aqui

Fonte: Lusa
Foto: Reprod/Lusa

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Translate