Suécia encerra cooperação com Moçambique até 2026

Suécia encerra cooperação com Moçambique até 2026

A Suécia decidiu terminar gradualmente o apoio a Moçambique até agosto de 2026, redirecionando fundos para a Ucrânia. Analistas apontam frustração com gestão interna e último processo eleitoral.

A Suécia anunciou o fim gradual da cooperação bilateral com Moçambique, num processo que deverá estender-se até agosto do próximo ano. A decisão surge no âmbito de uma reestruturação das prioridades externas suecas, com foco no reforço da assistência à Ucrânia, que deverá receber cerca de 10 mil milhões de euros até 2026. Além de Moçambique, outros países africanos, como Zimbabué, Libéria e Tanzânia, também deixarão de beneficiar deste apoio.

Segundo o The Mozambique Times, a decisão sueca está relacionada com desafios de segurança europeus, mas analistas moçambicanos acreditam que existem outros fatores. O académico José Malaire afirma que pode haver frustração quanto à gestão de recursos por parte do Governo moçambicano, além de possíveis implicações políticas relacionadas com as últimas eleições no país. Para Malaire, nada disto parece coincidência.

A retirada sueca terá impacto em áreas como educação, descentralização, boa governação e direitos humanos, setores que há décadas beneficiam de apoio financeiro e técnico de Estocolmo. Organizações da sociedade civil alertam para possíveis quebras na continuidade de projetos essenciais.

A embaixada da Suécia em Maputo informou ainda que deixará de atender pedidos de vistos de trabalho e residência a partir de 15 de dezembro, transferindo estes serviços para as missões diplomáticas em Lusaca e Pretória.

Fonte da Notícia: DW África
Foto: Maximilian Koch / picture alliance

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Translate

Seguidores