
Governo suspende actividades da CityLink após acidente na Manhiça que matou sete pessoas; exatamente inquérito de 15 dias vai apurar responsabilidades.
O Ministério dos Transportes e Logística anunciou, esta quarta-feira (10), a suspensão imediata das actividades de transporte de passageiros da Empresa Transportes IDEAL, Lda, integrante da marca CityLink, após o grave acidente ocorrido no domingo, 7 de Dezembro, na vila da Manhiça, província de Maputo.
A decisão foi tomada pelo ministro João Jorge Matlombe, que destacou a necessidade de salvaguardar vidas humanas, conforme previsto no Código da Estrada e no Regulamento de Transporte em Veículos Automóveis e Reboques.
O acidente envolveu um autocarro da CityLink, de matrícula ADL 714 MC, que realizava uma ultrapassagem sem as devidas precauções, colidindo frontalmente com um mini-autocarro do tipo Quantum que seguia no sentido contrário.
O impacto resultou em sete mortes e elevados danos materiais. As autoridades indicam que o motorista violou normas estabelecidas nos artigos 43 e 44 do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 1/2011.
Além da suspensão das actividades da empresa e do condutor, o ministro criou uma Comissão de Inquérito com um prazo de 15 dias para apurar as causas do acidente e propor medidas preventivas.
A suspensão permanecerá em vigor até à conclusão da peritagem e à tomada de uma decisão final sobre a continuidade das operações da CityLink. O Ministério reforça que a prioridade é garantir a segurança dos passageiros e evitar novos sinistros.
Fonte: Portal Moz News
Foto: Reprodução/Portal Moz News

