
INAM prevê chuvas moderadas a fortes e trovoadas em várias províncias de Moçambique entre 9 e 10 de janeiro de 2026.
O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para a ocorrência de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, em várias províncias de Moçambique, no período compreendido entre as 18 horas do dia 9 de Janeiro e as 24 horas do dia 10 de janeiro de 2026.
De acordo com a previsão meteorológica divulgada pelo INAM, as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula poderão registar céu pouco nublado a localmente muito nublado, com chuvas fracas a moderadas, que em alguns pontos poderão ser fortes e acompanhadas de trovoadas.
O vento soprará de nordeste a norte, com intensidade fraca a moderada, podendo ocorrer rajadas ocasionais.
Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala, espera-se céu muito nublado, com precipitação fraca a moderada, localmente forte, associada por vezes a trovoadas. O vento será de sueste a leste, igualmente fraco a moderado, com possibilidade de rajadas.
Já nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo, a previsão aponta para céu pouco nublado, tornando-se localmente muito nublado, com chuvas moderadas a fortes e, em alguns locais, muito fortes, acompanhadas por trovoadas. O vento deverá soprar de nordeste a sueste, com intensidade variável.
O INAM recomenda à população que acompanhe as atualizações meteorológicas e adote medidas de precaução, sobretudo em zonas propensas a inundações e descargas elétricas.
Fonte da notícia: INAM – Instituto Nacional de Meteorologia
Fonte da foto: INAM / Redes sociais