
O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, dirigiu nesta sexta-feira (03/05) uma mensagem de felicitação a todos os jornalistas e profissionais da comunicação social moçambicanos, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, destacando o papel essencial da imprensa na construção de uma sociedade democrática, justa e informada.
Sob o lema “Reportando no Bravo Novo Mundo: O Impacto da Inteligência Artificial sobre a Liberdade de Imprensa e a Comunicação Social”, as comemorações deste ano colocam em foco os desafios e oportunidades impostos pela tecnologia ao jornalismo atual.
Na sua mensagem, o Chefe de Estado realçou que a imprensa livre é pilar de sociedades inclusivas e guardiã da verdade, transparência e responsabilização nos assuntos públicos.
Daniel Chapo enalteceu o trabalho dos jornalistas moçambicanos na promoção da cidadania ativa, no reforço do Estado de Direito Democrático e na consolidação da democracia. “Rendemos a nossa sincera homenagem a todos pelo seu papel inestimável”, afirmou.
O Presidente reafirmou ainda o compromisso do Governo com a liberdade de imprensa, a proteção dos direitos dos jornalistas e a criação de um ambiente ético, seguro e profissional para o exercício do jornalismo em Moçambique.
Na ocasião, o estadista reconheceu o papel do Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA) como parceiro-chave na defesa de um espaço mediático plural e independente.
Encerrando a sua mensagem, Daniel Chapo apelou a todos os atores sociais, políticos e económicos para que valorizem a imprensa como instrumento de paz, coesão nacional e desenvolvimento sustentável, reforçando a aposta num jornalismo plural, responsável e comprometido com o bem comum.
Fonte: O País