
Nacala-Porto, 12 de Maio de 2025 – Dois homens foram capturados pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Nacala-Porto, província de Nampula, por suspeita de envolvimento no tráfico de um pangolim, espécie em perigo de extinção. As autoridades procuram ainda um terceiro indivíduo, que se encontra em fuga.
A operação, segundo revelou Enina Tsinine, porta-voz do SERNIC em Nampula, decorre desde o dia 9 de Maio e poderá estar ligada à caça ilegal de fauna na Reserva Especial do Niassa, zona recentemente abalada por incursões terroristas.
Os detidos confessaram ter colaborado com o grupo responsável pelo transporte do animal, mas negam ter conhecimento da gravidade do crime. Um dos suspeitos disse ter sido apenas contratado como motorista por um valor de 30 mil meticais. Já o segundo afirmou que pensava tratar-se apenas de um passeio entre amigos.
As autoridades reforçam que o pangolim será reintegrado no seu habitat natural e reiteram o compromisso de continuar a combater o tráfico de espécies protegidas, uma prática que representa uma grave ameaça à biodiversidade moçambicana.