
FIPAG assume sistemas de abastecimento de água em Boane por incapacidade das comissões locais, anunciou o Conselho Municipal
O Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) vai assumir a gestão dos sistemas locais de abastecimento de água na vila de Boane, província de Maputo.
A decisão foi tomada após constatar-se a incapacidade das actuais comissões locais em garantir a manutenção das infra-estruturas e satisfazer a demanda da população, segundo avançou a Rádio Moçambique.
Geraldina Bonifácio, presidente do Conselho Municipal de Boane, explicou que, apesar do pagamento pelo consumo de água, muitas comissões não conseguem assegurar um serviço regular e eficiente. Em alguns bairros, o fornecimento chega a ocorrer apenas uma vez por semana.
De acordo com a Rádio Moçambique, seis comissões poderão perder a gestão dos sistemas devido à sua fraca capacidade operacional.
Com a intervenção do FIPAG, espera-se melhorar a frequência e a qualidade do abastecimento de água para os residentes de Boane. (O País)