Gás moçambicano aquece a economia: 210 milhões USD já arrecadados em impostos

Mais de 120 navios de gás já partiram de Pemba e rendem 210 milhões USD ao Estado

Mais de 120 navios de gás já partiram de Pemba e rendem 210 milhões USD ao Estado

A Plataforma Flutuante de Gás Natural Liquefeito (FLNG) do Coral Sul, localizada na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, já exportou 126 navios desde o início das operações em 2022. 

Segundo dados oficiais, 110 desses navios transportavam Gás Natural Liquefeito (GNL) e 16 carregavam condensado, o que resultou na arrecadação de cerca de 210 milhões de dólares americanos em impostos para os cofres do Estado moçambicano.

No âmbito do conteúdo local, o projecto emprega 120 empresas moçambicanas, que já arrecadaram mais de 800 milhões de dólares em contratos de prestação de serviços diversos.

Durante a visita de um grupo de jornalistas à plataforma, a Directora-Geral da Eni Moçambique, Marica Calabrese, revelou ainda que a multinacional italiana investiu mais de 19 milhões de dólares em projectos sociais, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais.

A plataforma conta actualmente com cerca de 1400 trabalhadores, dos quais mais de 300 são funcionários directos do Coral Sul. Alguns deles foram formados durante dois anos em Itália para operarem com altos padrões de segurança e eficiência.

A visita teve como objectivo dar a conhecer o funcionamento da infraestrutura e o impacto económico e social do projecto para Continua LER mais "Clique Aqui"


Fonte: Integrity Moçambique, 10 de Julho de 2025, com dados divulgados durante visita de jornalistas à Plataforma Coral Sul FLNG. Informações adicionais do Jornal Domingo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem