
Noah Cossa denuncia ter sido ameaçado por homem armado em Maputo, semanas após interpelar ministro da Agricultura sobre o controverso programa estatal
Maputo, 10 de Julho de 2025 – O jornalista moçambicano Noah Cossa denunciou ter sido ameaçado de morte em Maputo, um mês depois de questionar o ministro da Agricultura, Roberto Albino, sobre o andamento do projeto Sustenta – programa governamental que tem sido alvo de fortes críticas por alegada falta de transparência e ineficiência.
Durante uma conferência em junho, Cossa questionou publicamente o ministro, que demonstrou desconhecimento sobre o próprio projeto. Assista O Vídeo Abaixo 👇🏾
Desde então, o jornalista tem relatado episódios de intimidação, sendo o mais grave uma abordagem por um homem armado num restaurante da capital.
"Tenha muito cuidado", terá dito o agressor. "Não faça perguntas desse tipo, porque o sistema mata sem escrúpulos", relatou Cossa em publicação nas redes sociais.
Organizações da sociedade civil e defensores da liberdade de imprensa já manifestaram preocupação com o clima de intimidação contra jornalistas em Moçambique, especialmente quando tocam em temas sensíveis como o Sustenta, que movimenta milhões de meticais e está ligado ao combate à pobreza rural. Continua LER mais "Clique Aqui"
Fonte:|DW África