
Militares da Guiné-Bissau entregaram ao presidente de transição a proposta de data para eleições gerais, após o golpe que anulou o último escrutínio.
O Alto Comando Militar da Guiné-Bissau entregou ao presidente de transição a proposta de data para a realização das eleições gerais, após o golpe que anulou o processo eleitoral anterior.
A informação foi confirmada pelo vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Samuel Fernandes, à saída de uma reunião com o general Horta N’Tam.
Os militares não divulgaram a data, referindo que cabe ao presidente de transição anunciá-la oficialmente ao país. As eleições deverão ocorrer ainda em 2026.
O encontro contou igualmente com a participação do Conselho Nacional de Transição. O processo eleitoral foi interrompido em Novembro de 2025, quando militares tomaram o poder horas antes da divulgação dos resultados.
Desde então, líderes da oposição permanecem detidos ou refugiados em missões diplomáticas, mantendo elevada a tensão política no país. Continua LER mais Clique Aqui
Fonte da notícia: DW África
Fonte da foto: Patrick Meinhardt/AFP