Moçambique inicia vacinação contra a cólera para 1,7 milhões de pessoas

Moçambique inicia vacinação contra a cólera para 1,7 milhões de pessoas

Moçambique vai vacinar mais de 1,7 milhões de pessoas contra a cólera em quatro províncias, numa resposta ao surto que já causou 55 mortes desde setembro

As autoridades moçambicanas iniciam esta semana uma campanha de vacinação preventiva contra a cólera, com o objectivo de imunizar mais de 1,7 milhões de pessoas em quatro províncias do país. A acção decorre entre os dias 4 e 8 de fevereiro e surge como resposta ao surto da doença que, desde setembro, já provocou pelo menos 55 óbitos a nível nacional.

GRUPO WHATSAPP DE SUPRIMENTOS NATURAIS PARA SUA VIDA "CLIQUE AQUI"

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha vai abranger cinco distritos das províncias de Niassa, Cabo Delgado, Zambézia e Sofala, nomeadamente Lago, Metuge, Pemba, Quelimane e Beira. A vacinação destina-se a pessoas com idade igual ou superior a um ano e será realizada tanto nas unidades sanitárias como nas comunidades, através de brigadas móveis.

O ministério recorda que a cólera é uma doença grave transmitida pelo consumo de água ou alimentos contaminados, podendo causar a morte em poucas horas caso não seja tratada atempadamente. Em Moçambique, a doença ocorre de forma recorrente, sobretudo durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e março.

GRUPO WHATSAPP DE SUPRIMENTOS NATURAIS PARA SUA VIDA "CLIQUE AQUI"

Dados oficiais indicam que, desde o início do surto actual, foram registados 3.725 casos de cólera, com maior incidência nas províncias de Nampula, Tete e Cabo Delgado. A vacinação preventiva integra o Plano Nacional de Eliminação da Cólera 2025–2030, através do qual o Governo pretende erradicar a doença como problema de saúde pública até ao ano de 2030.

Fonte da notícia: DW África / Agência Lusa
Fonte da foto: picture-alliance / AP Photo / T. Mukwazhi

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem