
A Tempestade Tropical Moderada denominada Gezani, formada na bacia sudoeste do Oceano Índico, está a ser acompanhada de perto pelas autoridades meteorológicas e poderá representar uma ameaça para Moçambique nos próximos dias.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o sistema tem potencial para intensificar-se e evoluir para ciclone tropical à medida que se aproxima do Canal de Moçambique.
De acordo com um comunicado do INAM, emitido na manhã desta segunda-feira, às 08 horas, a tempestade localizava-se na posição 17,8 graus de latitude Sul e 54,8 graus de longitude Leste.
O fenómeno apresenta ventos médios de cerca de 75 quilómetros por hora, com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora, deslocando-se para sudoeste a uma velocidade aproximada de 15 quilómetros por hora.
As projecções indicam que Gezani poderá alcançar o Canal de Moçambique no dia 11 de Fevereiro de 2026, ainda como tempestade tropical moderada. Contudo, os meteorologistas alertam para a possibilidade de intensificação, o que poderá resultar na sua aproximação à costa moçambicana como ciclone tropical.
Caso este cenário se confirme, as províncias costeiras de Sofala, Inhambane e Gaza poderão ser afectadas por ventos fortes, chuvas intensas e risco de inundações. Continua LER mais Clique Aqui
Fonte: TV Miramar / INAM
Foto: INAM
Tags
Tempo