Terroristas reclamam morte de militares em ataque em Macomia

 Grupos terroristas afirmam ter morto pelo menos nove militares das FADM

Grupos terroristas afirmam ter morto pelo menos nove militares das FADM após ataques a bases no distrito de Macomia, em Cabo Delgado.

Grupos terroristas que actuam na província de Cabo Delgado alegam ter morto pelo menos nove membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) durante um ataque ocorrido no distrito de Macomia, no norte do país. A alegação foi divulgada no dia 6 de Fevereiro através de canais de propaganda associados ao autoproclamado Estado Islâmico.

Segundo a publicação, o ataque teria ocorrido no último domingo e teve como alvo duas bases militares localizadas em Katupa e Namabo. As posições, de acordo com os terroristas, teriam sido ocupadas pelas FADM em 2022 e 2025, após terem estado anteriormente sob controlo de grupos jihadistas.

A informação é acompanhada por um vídeo de curta duração, com cerca de 23 segundos, no qual são exibidos diversos materiais de guerra que os atacantes afirmam ter capturado após a invasão das referidas bases militares.

Fontes citadas pelo jornal independente Carta de Moçambique indicam que, no último fim-de-semana, a população do distrito de Macomia recebeu relatos sobre um ataque intenso nas proximidades da aldeia Quinto Congresso. No entanto, até ao momento, não foram divulgados detalhes oficiais sobre o ocorrido.

As mesmas fontes referem que alguns militares terão abandonado as posições atacadas e chegaram à vila sede de Macomia na noite de domingo e ao longo da segunda-feira, deslocando-se a pé. Continua LER mais Clique Aqui
Fonte: AIM, com base em informações do Carta de Moçambique
Foto: Imagem ilustrativa / DR (alert-passed)

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem