Folha de Manica

Presidente do Congo anuncia plano para Governo de unidade enquanto violência se intensifica

Presidente do Congo anuncia plano para Governo de unidade enquanto violência se intensifica

O presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, declarou sua intenção de formar um Governo de unidade nacional em meio ao agravamento da violência no leste do país e às crescentes críticas sobre sua resposta ao conflito.

O anúncio foi feito durante um discurso para a coalizão governante da União Sagrada da Nação, onde Tshisekedi enfatizou a necessidade de união e engajamento com todas as forças políticas, incluindo a oposição.

"Posso ter perdido uma batalha, mas não a guerra. Preciso me envolver com todos, incluindo a oposição. Um governo de unidade nacional será formado", declarou o presidente.

A ofensiva do grupo rebelde M23, apoiado por Ruanda, tem causado instabilidade na região, resultando em cerca de 3 mil mortes e na rápida captura de cidades estratégicas, incluindo Goma e Bukavu, os dois principais centros urbanos do leste do Congo.

Relatórios das Nações Unidas indicam que os rebeldes contam com o apoio de cerca de 4.000 soldados ruandeses e já ameaçaram avançar até Kinshasa, a capital, situada a mais de 1.600 quilômetros da zona de conflito.

A formação do novo Governo de unidade surge como uma tentativa de reforçar a frente interna e buscar soluções para a crise que se aprofunda no país.

Fonte da notícia: O País
Fonte da foto: Foto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem