CC Recusa Analisar Pedido de Mondlane Sem Pronúncia do Ministério da Justiça

Conselho Constitucional Suspende Análise do Recurso de Venâncio Mondlane Sobre Criação do Partido

Conselho Constitucional Suspende Análise do Recurso de Venâncio Mondlane Sobre Criação do Partido

O Conselho Constitucional (CC) de Moçambique anunciou que não está em condições de apreciar o recurso contencioso interposto por Venâncio Mondlane relacionado com o processo de criação do seu partido político. 

A decisão deve-se ao facto de o processo ainda estar pendente no Ministério da Justiça, que não emitiu qualquer decisão final até ao momento.

O grupo de Mondlane foi notificado, no final de maio, sobre irregularidades na documentação submetida para a legalização do partido. 

Após corrigirem os erros identificados, o grupo apresentou nova documentação a 6 de junho. De acordo com a legislação em vigor, o prazo de 60 dias para o Ministério da Justiça decidir reinicia-se a partir da data de reenvio dos documentos.

"O prazo legal ainda está a decorrer, por isso não há decisão que possa ser contestada," esclareceu o Conselho Constitucional num comunicado oficial.

O órgão acrescentou que não pode interferir nas competências de outras instituições do Estado, sendo necessário aguardar a deliberação do Ministério da Justiça antes de qualquer apreciação judicial.

“Termos em que e pelos fundamentos expostos, os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional abstêm-se de conhecer o recurso por falta de objecto,” conclui o comunicado.

Fonte: MMO Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem