EUA aprovam a primeira vacina preventiva contra o HIV com aplicação semestral. Com 99,9% de eficácia, a Yeztugo marca um avanço histórico na luta contra o vírus
Washington, 5 de Julho de 2025 – Os Estados Unidos aprovaram a primeira vacina injetável de longa duração para prevenção do HIV.
Chamada Yeztugo (nome comercial do Lenacapavir), a medicação foi autorizada pela FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) para uso como PrEP – Profilaxia Pré-Exposição.
Desenvolvida pela farmacêutica Gilead Sciences, a nova vacina deverá ser aplicada apenas duas vezes por ano e apresentou eficácia de 99,9% nos ensaios clínicos.
É indicada para adultos e adolescentes com mais de 35 kg, desde que tenham resultado negativo para o HIV-1 antes da administração da primeira dose.
Apesar de não se tratar de uma cura, especialistas e organizações de saúde consideram a aprovação um avanço histórico na luta contra o HIV/SIDA, principalmente por reduzir significativamente os riscos de contágio em populações vulneráveis.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrou a aprovação como um marco na prevenção global.
Segundo dados recentes, cerca de 39,9 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo, e a maioria ainda enfrenta barreiras no acesso a tratamento e prevenção eficazes.