Astrônomos investigam possível impacto em Saturno captado por vídeo da NASA

Astrônomos investigam possível impacto em Saturno captado por vídeo da NASA

Astrônomos investigam possível impacto em Saturno captado por vídeo da NASA

Um vídeo gravado por Mario Rana, colaborador da NASA, pode ter registrado um raro impacto em Saturno na manhã do dia 5 de julho de 2025. 

A filmagem mostra um clarão no lado esquerdo do planeta, semelhante aos observados em colisões anteriores com Júpiter, outro gigante gasoso do Sistema Solar.

A possibilidade levantou grande interesse no meio científico, levando o Observatório e Laboratório Virtual Planetário (PVOL) a solicitar a colaboração de astrônomos e observadores para confirmar a autenticidade do suposto impacto. O evento teria ocorrido entre 09h00 e 09h15 UTC (6h às 6h15 no horário de Brasília).

De acordo com o PVOL, o clarão registrado no vídeo é fraco e ainda carece de confirmação. “É muito importante obter outros vídeos de Saturno feitos nesse intervalo de tempo”, afirmou a entidade em seu site. Caso confirmado, este será o primeiro registro visual conhecido de um objeto colidindo com Saturno.

Impactos em planetas gasosos, como Saturno, são difíceis de detectar visualmente, pois suas camadas externas compostas por hidrogênio e hélio rapidamente ocultam vestígios da colisão. 

Contudo, estudos indicam que pequenas colisões podem gerar ondulações nos anéis do planeta — que funcionam como um “grande detector de meteoros”, segundo a NASA.

A comunidade científica aguarda por mais registros que possam comprovar o fenômeno.

Fonte: Olhar Digital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem