Cabo Delgado: Mais de 200 unidades industriais já foram reabertas após anos de conflito armado

Cabo Delgado: Mais de 200 unidades industriais já foram reabertas após anos de conflito armado

Mais de 200 unidades industriais e 400 estabelecimentos comerciais foram reabertos em Cabo Delgado, província moçambicana afetada por uma insurgência armada desde 2017. 

O anúncio foi feito pelo governador da província, Valige Tauabo, durante a abertura da 16.ª edição da feira económica local.

De acordo com Tauabo, das 295 unidades industriais que foram destruídas durante os ataques extremistas, 206 já foram recuperadas. Também foram reabertos 439 estabelecimentos comerciais dos 643 anteriormente danificados pelo conflito.

Além disso, o governador destacou que foram ainda reabilitadas 79 das 120 fábricas afetadas pelo ciclone tropical Chido, que atingiu a província em dezembro do ano passado.

Cabo Delgado, rica em reservas de gás natural, tem enfrentado uma insurgência jihadista desde 2017, resultando em milhares de mortes e uma grave crise humanitária. 

Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham sido forçadas a abandonar as suas casas devido ao conflito.

Leia Tambem: UE saúda cessar-fogo entre Israel e Síria e apela à proteção de civis

Apesar de sinais de estabilização em algumas zonas, as autoridades alertam para novas movimentações de grupos extremistas em províncias vizinhas como Niassa.

Desde abril, esses ataques já provocaram a morte de pelo menos dois guardas florestais que foram decapitados. Continua LER mais Clique Aqui

Fonte: DW

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Translate