
João Lourenço Condecora Militares e Ex-Presidentes como Heróis da Pátria
Luanda, 09 de Julho de 2025 – O Presidente de Angola, João Lourenço, condecorou esta terça-feira centenas de figuras militares e políticas, incluindo cerca de 80 generais das Forças Armadas Angolanas (FAA), bem como os ex-presidentes José Eduardo dos Santos e António Agostinho Neto, ambos a título póstumo.
A cerimónia visa reconhecer o contributo dos homenageados para a defesa da pátria e elevação da nação.
Entre os condecorados estão também figuras históricas e influentes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), como António dos Santos França “Ndalu”, Francisco Pereira Furtado, Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, João Ernesto dos Santos “Liberdade” e Fernando Garcia Miala, chefe dos serviços de inteligência.
Um dos nomes mais sonantes da lista é o do general Higino Carneiro, que recentemente anunciou a sua pré-candidatura à liderança do MPLA, partido no poder desde a independência do país, em 1975.
As próximas eleições gerais em Angola estão previstas para 2027, e João Lourenço, atualmente no segundo mandato, não poderá concorrer.
De acordo com o decreto presidencial, publicado nas plataformas oficiais da Presidência, a iniciativa tem como finalidade “reconhecer e incentivar as carreiras militares e dignificar oficiais e subalternos que tenham prestado um exemplar contributo à pátria”.
As distinções foram consideradas, por vários analistas, um sinal de unidade e valorização da história do país, num momento em que o MPLA se prepara para uma eventual mudança de liderança.
Fonte da notícia: Deutsche Welle (DW)