
Militares Moçambicanos Concluem Exercício Final do Programa “Train-the-Trainers” na Katembe
Maputo, 9 de Julho de 2025 – As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) realizaram, na manhã desta quarta-feira, o exercício de validação final do programa “Train-the-Trainers”, em Katembe.
A acção marca a conclusão de um intenso ciclo de formação conduzido pela Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ), iniciado a 22 de Abril deste ano.
O programa visou a actualização de formadores moçambicanos certificados previamente pela Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM MOZ), e envolveu instrutores da Marinha, Força Aérea e outros ramos das FADM.
O objectivo principal foi reforçar a capacidade dos instrutores moçambicanos para que, futuramente, conduzam os seus próprios ciclos de treino de forma autónoma.
O ponto alto da certificação ocorreu hoje com um exercício operacional anfíbio na praia de Katembe. A operação envolveu o Corpo de Fuzileiros Navais e elementos da Equipa de Controlo Aéreo Tático (TACP), que recorreram ao uso de sistemas não tripulados para reconhecimento e apoio à missão de captura de um suposto posto de controlo insurgente.
Entre os presentes na cerimónia estiveram o Comandante da Força da Missão EUMAM MOZ, Brigadeiro-General Luís Barroso, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Franklim Kapesse Alberto, e o Capitão-Tenente Xavier António Madondo, entre outras autoridades militares.
Na ocasião, o Brigadeiro-General Barroso felicitou os participantes, sublinhando que o treino reforça a prontidão das forças moçambicanas para responder a situações de crise, como a insurgência em Cabo Delgado, contribuindo assim para a defesa do país e da sua população.
A EUMAM MOZ é uma missão não executiva da União Europeia com mandato até junho de 2026. Reúne militares de 11 nacionalidades e está focada na formação operacional e manutenção das capacidades das forças moçambicanas, com vista à autossuficiência no combate à insurgência.
Fonte: Jornal O País