
Ativista e apresentador Sismo Eduardo está desaparecido há dez dias após denunciar ameaças e homens desconhecidos em sua residência, em Nampula. RMDDH alerta para possível rapto.
O ativista social e apresentador do programa “Tribuna do Povo”, Sismo Eduardo Machaiabande, está desaparecido há cerca de dez dias, após denunciar a presença de homens desconhecidos na sua residência, na província de Nampula.
A informação foi tornada pública pela Rede Moçambicana dos Defensores dos Direitos Humanos (RMDDH), através do seu núcleo provincial, coordenado por Gamito dos Santos.
Segundo a organização, Sismo vinha recebendo ameaças constantes provenientes de números desconhecidos. No dia 23 de novembro, informou a amigos que havia deixado a sua residência por razões de segurança.
Na manhã seguinte, a família deixou de conseguir contactá-lo, uma vez que todos os seus telemóveis deixaram de emitir sinal.
Após uma semana sem qualquer comunicação, a RMDDH decidiu denunciar o caso às autoridades, incluindo a Procuradoria-Geral de Nampula, o Secretário de Estado e o Governador da província.
Há suspeitas de rapto, devido à postura crítica do apresentador em relação a partidos políticos durante o seu programa.
Questionado pela imprensa, o Governador de Nampula afirmou ter tomado conhecimento do caso através das redes sociais e garantiu que orientou a polícia a intensificar os esforços de localização do ativista. Continua LER mais Clique Aqui
Fonte: TV Diário Nampula – Reprodução
Foto: TV Diário Nampula